segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Resenha | Os 13 Porquês

ÔPA, ôpa! Hoje é dia de resenha aqui no blog! (YAY!)

Esse livro me chamou a atenção pelo tema ser suicídio, e como uma boa aluna de psicologia, é um assunto que muito me interessa, assim como depressão!
A resenha de hoje é sobre o livro Os 13 Porquês, de Jay Asher, lançado em 2009, pela Editora Ática e tem como título original Thirteen Reasons Why.



Apesar da capa ter uma fita cassete, um objeto um pouco ultrapassado e antiquado, o número 13, que é considerado pelo censo comum o número do azar, dá um ar meio sinistro tanto à capa quanto ao livro, que é um suspense declarado.

Vamos ao resumo!
Em um dia que deveria ser como qualquer outro, Clay Jensen, após chegar da escola, se depara com uma encomenda na porta de casa onde o seu nome se encontra no destinatário. No pacote contém 7 fitas cassetes enumeradas. “Quem enviaria uma caixa de sapatos cheia de fitas? Ninguém mais ouve fitas cassetes.” A voz é de Hanna Baker, que está morta há duas semanas. Na gravação, ela expõe 13 motivos que a fizeram cometer suicídio e apesar de não fazer idéia do porquê, Cley Jensen parece ser um deles.



O livro é dividido em capítulos, e cada capítulo se refere a um lado de uma fita e portanto, uma história. A narrativa se dá em primeira pessoa, sendo contada pelo próprio Clay Jensen, nos permitindo entender a história, não só pela perspectiva de Hanna, mas também do garoto, que é tomado por espanto, angústia e muito medo.
Outra coisa que me chamou a atenção, foi o mapa do bairro, que nos permite fazer todo o percurso que Clay Jensen faz enquanto ouve as fitas e principalmente ter uma ideia dos lugares em que todos os fatos aconteceram com Hanna Baker.



O livro é no mínimo muito interessante. Comecei a ler e não tinha vontade de parar. Ele te leva a se envolver com as histórias e os personagens e traz uma mistura de sentimentos, revolta, dor, curiosidade, compaixão, entre outras emoções. Os temas abordados são bem atuais e nos levam a refletir sobre várias situações do dia a dia. Certamente muitos jovens se identificarão com essa história. Hanna Baker expõe nas fitas 13 motivos pelo qual ela desistiu da própria vida. Quando analisamos cada motivo individualmente, muitas vezes, julgamos e recriminamos, dizemos que é bobeira. A verdade é que como a personagem mesmo diz, vira uma bola de neve. Uma brincadeira “boba” pode desencadear vários acontecimentos desagradáveis e constrangedores. Essa história nos leva a pensar em como somos egoístas e não nos importamos com as pessoas a nossa volta esquecendo que elas também tem sentimentos.



Super indico a leitura, principalmente se você é adolescente e ainda está cursando o ensino fundamental/médio. Leia e reflita sobre todas as situações listadas nesse livro. Que prestemos mais atenção nas pessoas ao redor, pois todos nós estamos sucetíveis a isso.
Então é isso!! Espero que você tenha gostado da resenha! Não sai sem me contar aqui embaixo o que você achou, tá bom?!
Muuuuuito obrigada pela visita!
Deus te abençoe!
Grande beijo da Nat!


Nenhum comentário:

Postar um comentário